O Conselho é formado por gestores ativos em seus projetos e que têm se mostrado preocupados com a atuação da Casa ComCat e sua eficácia. E, em várias oportunidades sugeriram propostas para melhorar essa atuação.
- Celso Vergne - trabalho em rede com a ONG Alfazendo, Estimativa e Núcleo TERREVIDA;
- Cristina Quadro - Projeto Feito Por Nós;
- Deley da Cunha ("Deley de Acari") - Projeto Quinto Elemento;
- Jana Guinod - ONG Estimativa;
- Leidimar Machado - Projeto Adolescente Um Passo à Frente , ONG Caixa de Surpresa;
- Leilah de Souza Neto - Projeto Colcha de Retalhos do grupo Mulheres de Pedra;
- Márcio Hermínio ("Graffitti") - Projeto Cinema Com Batuque;
- Monica Xavier ("Combattente");
- Pedro Paulo Portela - Projeto Telheiro Cultural;
- Reinaldo Santana - Projeto Entrou Por Uma Porta.
Ações Realizadas:
O Conselho de Gestores reuni-se toda primeira quarta-feira de cada mês.
Nas duas reuniões seguintes, abril/maio, decisões foram tomadas e ações realizadas pelo Conselho. Foram elas:(1) O Conselho de Gestores desenvolveu um enquete que será enviado, no início de junho, para a mala direta de gestores da Casa ComCat, com o intuito de entendermos o que historicamente traz gestores ativos até a Casa, e o motivo do afastamento de alguns gestores, e a permanência de outros.
(2) O Conselho de Gestores tomou a decisão que a Casa deve voltar a oferecer acesso à computadores por tempo indeterminado, abandonando a regra de uso limite de 3 horas. Pois, chegaram a conclusão que fica inviável o gestor sair de sua comunidade para vir até a Casa e ter tão pouco tempo nas máquinas. Em conjunto com a liberação do tempo, será realizada uma campanha: "Conexão Livre: Ceda Sua Vez".
O próximo fóco será a análise dos resultados do enquete, e o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para trazer cada vez mais gestores ativos à Casa. E já houve colocações sobre dinâmicas para novos debates e reuniões na Casa.
Normas do Conselho:
O mandato dos conselheiros é de 2 anos, com a possibilidade de uma votação para renovação por mais dois. O critério para o conselheiro permanecer atuando dentro do Conselho é sua participação dentro do mesmo e sua presença em pelo menos 8 das 12 reuniões anuais.
O Conselho de Gestores, por enquanto, não tem caráter jurídico. Essa decisão será tomada futuramente pela Diretoria, dependendo dos resultados atingidos. Mas ele terá autonomia para levantar, discutir, e tomar decisões durante as reuniões específicas. Suas decisões serão respeitadas pela Equipe da ComCat. Havendo divergências de opiniões, a questão/s em pauta será levada à Diretoria.
A Equipe da ComCat participa de todas as reuniões, mas com o passar do tempo esta participação será cada vez menor e a presença será principalmente para dar apoio ao Conselho no que for necessário e acompanhar o processo e seus resultados.