Thursday, June 21, 2007

Open Space na ComCat

Desde abril vem sendo experimentada na Casa ComCat a dinâmica Open Space. Isso mesmo! Espaço Aberto! É um momento que acontece mensalmente, onde gestores comunitários se reunem com a equipe da ComCat e outros gestores comunitários para construir, pensar, dar idéias, sugestões, trocar e o que mais puder ser feito para fortalecer os projetos e movimentos comunitários.

A dinâmica é divertida, inovadora e claro, ABERTA!

Cada um dos presentes sugere um tema para ser discutido. E, se os outros acharem o tema interessante, se integra com outras pessoas que pensam o mesmo e assim é formado um grupo de discussão bem interessante, onde sugestões e soluções são apresentadas para os problemas apresentados.

*****************
A 1ª Open Space aconteceu no dia 18 de abril e os temas trazidos e discutidos foram:
· Violência Contra o Idoso;
· Violência em geral;
· Novas Atividades na Casa do Gestor;
· Imposição de limites para as Crianças;
· Como Envolver as Famílias nas Atividades Propostas pelos Projetos Comunitários;
· Como Organizar Nosso Espaço – projeto desenvolvido na comunidade “Minha Deusa”.

Por ser uma experiência nova onde todos estavam tendo contato com a dinâmica pela primeira vez, as discussões ficaram num plano mais geral, com exceção do grupo de discussão do último tema, que sugeriu a busca de apoio e parceiros para transformar uma das atividades do projeto, a fabricação de balas de côco, numa fonte de renda para tornar o projeto auto sustentável.
*****************

A 2ª Open Space aconteceu no dia 16 de maio. Os temas colocados e discutidos foram:
· Descaso com o Ensino Público;
· Conselho Tutelar, funciona? Qual seria a outra alternativa?;
· Maioridade aos 16 anos;
· Como fazer da ComCat um Pólo Cultural para os Gestores Comunitários;
· Maioridade aos 16 anos.

Abaixo as colocações, sugestões, opiniões e soluções geradas pelos grupos de discussão:
Maioridade aos 16 Anos

“Já que nada se poderá fazer, se a Lei da maioridade aos 16 anos for aprovada, uma saída para proteger as crianças e adolescentes, seria fazer pressão para que a sociedade em geral propicie uma melhor qualidade de vida para as mesmas. Assim eles se sentirão protegidos e amparados e não correrão o risco de entrarem em conflito com a lei. Talvez assim, por não ter necessidade de ser aplicada, a lei, se vier a ser aprovada, caia em desuso”.
Descaso com o Ensino Público

“Um trabalho de formiguinha. Conscientização dos responsáveis. Enquanto a consciência dos pais ou responsáveis não for despertada, eles continuarão a se sentir satisfeitos por conseguirem colocar seus filhos na melhor escola do bairro e assim dar por solucionado o problema. O problema estará cada vez maior. A questão não é só com a escola pública, acontece também com a particular e todas as demandas de ensino até o superior. Cada responsável tem que se conscientizar e não aceitar que seu filho mude de série baseado em notas dadas através de trabalhos extras e sair da escola sem aprender as matérias a que tem direito”.

“A escola foi colocada numa competição. Ela tem que competir com mundo em vários segmentos tais como, um possível emprego, o tráfico, a televisão, o computador, e os professores muitas vezes não estão qualificados para fazer frente à essa competição em nome da escola. E isso, em algum momento vai ter que ser visto. O ideal seria que um dia essa situação mudasse. A escola perde nessa competição porque ela é vista pelo aluno como uma coisa chata e sem atrativo. Uma obrigação à ser cumprida. O Brasil pode escolher ver essa situação daqui a um, dez ou cinqüenta anos, mas em algum momento ele vai ter que tomar uma atitude senão o problema vai continuar e cada vez maior."

"A exemplo do México, que está instalando em todas as escolas um telão digital e mudando todo o sistema em torno dessa digitalização do Ensino. Os professores não vão ser excluídos nesse novo sistema. estarão presentes em sala de aula, dando aulas e interagindo com os alunos mas num contexto muito mais interativo, participativo e digitalizado. Com acesso á documentários, conteúdo animado baseado no material didático usado normalmente. Acredita-se que todas essas mudanças vão atrair muito mais as crianças e jovens porque ficará mais divertido aprender”.

“A escola está retrógrada á partir do momento que hoje, na maioria das pessoas têm em casa, computador, internet, televisão, CD e outras novidades tecnológicas. A escola só tem o quadro e o giz e geralmente, banquinhos de madeira”.

“No Brasil o maior problema é a desqualificação do professor."

"Em Cuba, a partir do momento que o Presidente Fidel Castro liberou as pessoas para fazerem o que quisessem, os professores começaram a deixar a sala de aula para trabalharem na área de turismo porque o fato de falarem outros idiomas possibilitava uma renda bem maior. A conseqüência é que a maioria das escolas tinham televisões dando aulas, a exemplo do Brasil com o antigo Tele Curso 1º e 2º Grau”.

Conselho Tutelar, funciona? Qual seria a outra Alternativa?

“Oficinas. Oficinas interativas com os pais, mães e responsáveis. Oficinas que façam com que se sintam, antes de tudo, pessoas. Hoje o Conselho Tutelar se transformou num instrumento de castigo para os responsáveis pelas crianças e adolescentes, ao invés de ser uma arma para defender os pequenos. Que durante estas atividades, os responsáveis sejam informados dos seus direitos e deveres. Não só em relação ao Conselho Tutelar. Mas sim em qualquer contexto. Que recebam ferramentas, recursos e informação para que ajam e reajam com dignidade”.

Como fazer da ComCat um Pólo Cultural para os Gestores Comunitários?

"Implementação de uma Cinemateca com exibição de filmes vários de acordo coma a demanda, usando o data show que a Casa ComCat dispõe, criação de uma Seção de Poesia onde os protagonistas seriam poetas moradores de comunidades. O que seria uma ótima oportunidade de divulgarem seus trabalhos."

"A Zona Portuária, na Praça Mauá, está se transformando num Corredor Cultural e a ComCat está dentro dessa Zona. O site poderia criar um link interagindo com esse Corredor, através desse mesmo link, formar uma rede dentro do site da Comcat para esse Corredor Cultural”.

E para essa ação já temos novidades!

*****************
A 3ª Open Space aconteceu no dia 20 de junho. Definimos melhor um novo evento cultural para acontecer na ComCat...

"Poemas, Contos e Encontros"

Em breve você terá aqui na ComCat tardes movimentadas por versos e poesias.

Acontecerá, à princípio, uma vez por mês. Poetas moradores de comunidades serão convidados para vir até a ComCat ler, declamar seus versos e poesias para outros poetas e pessoas que gostem desse estilo de literatura. Essa atividade contará com a organização do Diretor e ator de teatro Waldir Cândido. Para tanto, ele terá o suporte da Casa e dos gestores em geral.

Em breve você estará recebendo um convite para esse evento.

Não é só, tem mais, Aguardem!!!

E então o que achou? Gostou?
Não fique só na leitura, compareça à próxima Open Space! Participe!

Open Space na ComCat acontece todo mês, na terça quarta-feira do mês, às 14h. Consulte a Agenda da Casa ComCat!

No comments: