Thursday, December 07, 2006

Quilombo Pedra do Sal em Questão

No mês de novembro, o Gestor Damião Braga (Associação da Comunidade Remanescentes do Quilombo da Pedra do Sal / ARQPEDRA) se reuniu com a Sra. Ana Maria de Oliveira (Procuradora Geral da Fundação Cultural Palmares), Sr. Celso Souza (Assegurador de Quilombos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária / INCRA RJ) e moradores da comunidade em torno da Pedra do Sal, na Região Portuária do Rio de Janeiro e próximo da ComCat.

O objetivo dessa reunião foi tratar de assuntos relacionados ao processo de regularização fundiária do Quilombo “Pedra do Sal”.

"A Pedra do Sal", segundo palavras do gestor DamiãoBraga, "foi tombada provisoriamente em 20 de novembro de 1984 e, definitivamente em 27 de abril de 1987, e é testemunho cultural mais que secular da africanidade brasileira. Espaço de ritual consagrado e o mais antigo monumento vinculado à história do samba carioca. No passado, teve os nomes de Quebra-Bunda, Pedra da Prainha e, como nas redondezas se carregava o sal, popularizou-se como Pedra do Sal. Ali se instalaram os primeiros negros que chegaram na Saúde, se encontraram as Tias Baianas, soaram os ecos das lutas populares, das festas de candomblé e das rodas de choro. Nas ruas tortuosas e becos que a envolvem, nasceram os ranchos e o carnaval carioca. No dorso da Pedra do Sal estão inscritas as raízes do samba carioca."

Ainda palavras do gestor comunitário, a área é reconhecida como Quilombo desde 2005, mas não está tendo seus direitos respeitados e, essa reunião teve como objetivo a intensificação das atividades do Quilombo e também, fazer com que o poder público, nas pessoas do Sr. Celso Souza e Sra. Ana Maria de Oliveira intervenha em conjunto com a comunidade na defesa de seus direitos. Foi um pontapé inicial para muitas outras mobilizações que serão realizadas.

Essa reunião aconteceu na Casa ComCat. A ComCat também é isso: um espaço para discussões e busca de soluções comunitárias. Para saber mais sobre o trabalho desse gestor, visite o site www.quilombopedradosal.org. O projeto Sal do Samba será publicado em breve no site www.comcat.org

1 comment:

GCR-GrupoCulturaReunida. said...

A IMPORTANCIA HISTORICA DOA BAIRROS DA SAUDE E GAMBOA NO BRASIL CONTEMPORANEO E MODERNO.

Preservar a historia e redescobrir no tempo, nossas origens e nossa caminhada no presente rumo ao futuro.

Muitas vezes tomados pela pressa do ato complexo da sobrevivencia cotidiana, nao nos atemos a certas particularidades que nos envolvem no dia-a-dia.

Os bairros da Saude, Gamboa e Santo Cristo, formam um verdadeiro TRIANGULO DAS CRONOLOGIAS DE NOSSO BRASIL.

Aqui nasceu o Porto da Cidade do Rio de Janeiro, responsavel direto pelo primeiro POLOECONOMICO DO BRASIL.

Aqui nasceram e proliferaram as raizes do Brasil Colonial Escravocrata, uma grande macula a presenca humana, dentro da historia da humanidade; (7.000.000) SETE MILHOES DE ESCRAVOS EM 200 ANOS DE COLONIA.

Aqui estao guardadas verdadeiras marcas de nossa historia socio-economica e cultural, entre estas bens tombados que representam, as varias vertentes historicas de nossas origens sociologicas e etnicas; tais como:

CEMITERIO DOS IGLESES.
5 BPMERJ.
CENTRO CULTURAL JOSE BONIFACIO.
IGREJA NOSSA SENHORA DA SAUDE.
JARDINS SUSPENSOS DO VALONGO.
CEMITERIO DOS PRETOS NOVOS.
INSTITUTO CENTRAL DO POVO.
PRACA DA HARMONIA.
ESCOLA REPUBLICA DA COLOMBIA.
COLEGIO PEDRO II.
CASARIOS/GALPOES/CASAROES/SOBRADOS TOMBADOS.
COMPLEXO DO MORRO DA PROVIDENCIA - Primeira Favela Urbana do Brasil.
ESCOLA DE SAMVA VIZINHA FALADEIRA -Primeira Escola de Sambado Rio de Janeiro.
VENERAVEL ORDEM TERCEIRA DE SAO FRANCISCO DA MOTTA.
PEDRA DO SAL - Entreposto Negreiro Escravocrata do Brasil Colonial.
Sao munumentos historicos e culturais que descrevem de forma significatica e profunda, todas as marcas deste processo cronologico de nossas origens sociais, culturais e economicas.

Ass:
__________________________________
Gabriel Catarino Rodrigues.
Diretor de Comunicacao e Projetos.
Associacao de Moradores da Gamboa.
E-Mail: gcr5000@yahoo.com.br / gcr5000@oi.com.br