Friday, March 09, 2007

As Belas Colchas das Mulheres de Pedra

Galeria ComCat Apresenta: Mulheres de Pedra – Colchas de Retalhos, Artesanato e Reciclagem

Esta exposição está sendo realizada pelo projeto Colcha de Retalhos e estará acontecendo até o final de março na Galeria ComCat, espaço para exposições de arte e artesanato comunitário na Casa ComCat, no Rio de Janeiro.

A idéia desse projeto nasceu durante uma visita realizada por um grupo de mulheres ao Atelier da artista plástica Dora Romana em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Hoje o grupo é formado por 18 mulheres, a maioria moradora de Pedra de Guaratiba, daí o nome Mulheres de Pedra. Elas atuam em diversas áreas: artesanato, artistas plásticas, pedagogia, do lar, bordados, tapeceiras. Elas se organizaram para produzir artesanato usando vários tipos de material reciclável tais como: retalhos, jornais, linhas, lãs, penas, conchas e outros. Produzem lindas colchas temáticas, onde cada uma confecciona um dos 18 "retalhos" da colcha.

Do primeiro grupo faziam parte: Norma D´Ávila, Cleide Bandeira de Mello, Maria Luiza Guedes, Lívia Vidal e Leilah de Souza Netto. Durante essa visita surgiu a idéia de realizarem uma exposição com Mulheres e Massas. Hoje, Leilah de Souza Netto é Coordenadora do Espaço Cultural Atelier Massas com Arte.

Assim aconteceu o Colcha de Retalhos - Mulheres de Pedra. O próximo passo foi confeccionar duas colchas. Uma em homenagem a artista plástica Dora Romana (falecida) e outra a Cleide Bandeira de Mello. Além dessas colchas foram confeccionadas mais seis colchas temáticas (Primavera, São Pedro, Afro-brasileira, Águas, Brincadeiras de Criança é coisa séria e Mulher).

Venha visitar a exposição! Ela é composta de bijuterias, colchas de retalhos, painéis temáticos, descansos para pratos, bolsas de tecido, jornal reciclado, quadrinhos de panos, cordões de concha, crochê e muito mais! E mais, estão à venda! Quem sabe não é aquele presente original que estava procurando para dar à alguém querido? E, se ainda não conhece a Casa, essa é uma ótima oportunidade.

Quer saber mais sobre o Projeto Mulheres de Pedra? Clique aqui para ver este lindo projeto no Banco de Soluções Comunitárias da ComCat.

3 comments:

alimar2206 said...

ADOREI!!!!!!Sou argentina,moro no Bs As,e no ano 97 estive no atelier da Dora Romana,me deu muita pena saber que faleceu,mas amo esta ideia das Colchas.
Gostaria saber mas de esta historia,por favor,alguem se comunique conmigo para saber ,POR FAVOR!!!!!

alimar2206 said...

ADOREI!!!!!!Sou argentina,moro no Bs As,e no ano 97 estive no atelier da Dora Romana,me deu muita pena saber que faleceu,mas amo esta ideia das Colchas.
Gostaria saber mas de esta historia,por favor,alguem se comunique conmigo para saber ,POR FAVOR!!!!!

maria antonia said...

Adoramos te encontrar já conhecemos o seu belo trabalho, que bom ter você como nossa amiga, beijos Nena e Jorge