Friday, February 23, 2007

Casa ComCat Comemora 4 Anos

No dia 15 de fevereiro a ComCat completou mais uma primavera, 4 anos de funcionamento da Casa do Gestor Catalisador ("Casa ComCat"), marcando presença na vida de gestores e lideranças comunitárias do Rio de Janeiro, Brasil e de fora do país!

Indicadores

É isso mesmo! A ComCat tem 21 projetos de outros países publicados no Banco de Soluções Comunitárias. É conhecida e reconhecida pelo mundo afora através de acessos ao site e visitas à Casa ComCat.

Até novembro de 2006 foram 24.138 acessos mensais no site, e mais de 1208 pessoas visitaram a Casa, entre elas, 959 foram gestores comunitários. Tem um total de 131 projetos publicados em seu Banco de Soluções Comunitárias.

Quer informações mais detalhadas? Acesse o endereço:
http://www.comcat.org/portugues/indicadores.asp

Em maio de 2005, recebeu “Menção Honrosa” na categoria “Comunidades Digitais” da Organização austríaca, Prix Ars Eletrônica e, em setembro de 2006 foi vencedora do “Prêmio de Tecnologia” (Tech Awards), na categoria “Igualdade”.

Bem, agora vamos falar da festa...

Aconteceu no mesmo dia da saída do bloco Escravos da Mauá, este sai do Largo São Francisco da Prainha, inaugurando o carnaval carioca.

Tivemos muitos comes e bebes, sempre com a colaboração de alguns gestores que estavam em condições de contribuir com guloseimas. Quem não ajudar dessaforma, trouxe sua presença animada. Teve Oficina de Máscaras onde cada qual ficou livre para fazer a sua do jeito que lhe aprouvesse.

Quem veio?

Vieram o americano Alfred Hanssen, estudante da University of Pennsylvania, grande e animado; Wesley Denilio, do projeto Quinto Elemento; o simpático árabe, Zein Elamine, ativista social de Washington, EUA, que filmou toda a festa e cenas da evolução do bloco Escravos da Mauá; David Harris, fundador do GlobalLives; Pedro Paulo, do Telheiro Cultural, esse chegou cedo para usar os computadores e mais tarde curtir a festa; Mauricio Hora, do FAVELARTE, há quanto tempo!

Reinaldo Santana, do Grupo de Teatro Popular e Associativo “Entrou Por Uma Porta”, sempre sorridente, trouxe sua namorada Andréia; Edson Cardoso, que já coordenou a AMATRECO e hoje, entre outras coisas, apresenta o programa Bate Papo, aos sábados, na Rádio União FM 98,7 MHz no bairro Três Corações, em Nova Iguaçu; Mauro Vianna, do República do Samba, documentando tudo com uma filmadora possante; Jana Guimond, da ONG Estimativa, com seu sorriso largo; Gisa, que veio acompanhada de suas bijuterias em madeira esculpidas, verdadeiras jóias rústicas; Ana Cristina, uma simpatizante da ComCat, moradora do Leme, esta veio acompanhada de bombas de chocolate (hummm) e salgadinhos.

O Mulher em Ação se fez representar, através da Marilia Ferreira do Térrevida, por uma torta de chocolate de-li-ci-o-sa; Andrej Vescov, italiano, que está no Brasil para conhecer e ser voluntário em projetos direcionados para crianças e jovens; o Mauro “Rasta” Santos do ArquiPedra, sempre alegre e brincalhão; Damião Braga do Quilombo Pedra do Sal/ArquiPedra, que estreou uma boina de crochê nova que por sua vez foi confeccionada trazida pela Yeponda, participante do “Mulheres de Pedra”, que trabalha com artesanato como cordões de crochê e outras coisas maravilhosas e seu marido, o escultor Crispim, do projeto Argilano e que já expôs seu trabalho na Casa.

A Leilah, do Mulheres de Pedra está expondo “Colcha de Retalhos” na Casa até o final de março; Bezerra, da Asa Branca, que já chegou dizendo que ia embora mas deu tempo para fazer sua máscara antes de sair; Wallace Hermann, da Agência Radiofônica Ponto Com Saúde; o Sérgio Murilo do Betânia Pró Reciclagem, com seu sorriso aberto; Marcos Alvito, professor de História da UFF – Universidade Federal Fluminense e marido da Theresa, Diretora Executiva; Seu Waldir, o eterno galanteador, que está tentando obter recursos para seu projeto “ Teatro Livre”; as estudantes adolescentes americanas do Grupo IHP, International Honors Program.

Também teve gente que estava curtindo o “Escravos da Mauá” e deu uma chegadinha até à Casa atraídos pelo burburinho de gente alegre na sacada da varanda, local que o Edson Cardoso nomeou de “Camarote Vip do Escravos da Mauá”... Bem, veio muita gente. Mais de setenta.

Mas, infelizmente não dá para lembrar e colocar o nome de todos. Quem não foi citado por favor, reclame, grite, e terá seu nome imediatamente citado nessa matéria.

Mas, não se pode esquecer de quem organizou e ajudou a realizar essa festa! A Equipe ComCat! Theresa Williamson, a Diretora Executiva; Rose Franco; Editora do Portal em Português; Marilia Ferreira que divide a Coordenação da Casa ComCat com Neuza Nascimento, que por sua vez, é Editora desse Blogger que agora você lê, espero que esteja gostando; Rosa Zambrano, Editora do Portal em Espanhol, Martha Mazzei, a Webmaster do Portal; Edilson Pinheiro, médico do Telecentro e Analista de Sistemas. Se alguma máquina apresenta problema, é só chamar por ele que tudo volta a funcionar perfeitamente. E por fim, a caçula da Equipe, a bochechuda, que está sempre presente às Reuniões. Um bebê que costuma ser chamado de criança amada. É a Kay. Filha da Theresa.

A ComCat agradece a presença de todos que por cá estiveram nem que tenha sido por pouco tempo.

Pessoalmente, agradeço ao pequeno mutirão de limpeza formado no final da festa. Pequeno, mas poderoso e eficiente.

Venha fazer parte dessa Rede de Gestores que esta sempre na luta, sempre no sofrimento, mas sempre com um sorriso acolhedor para o companheiro que chega precisando de idéias, opiniões e soluções. Esteja presente na próxima festa!

Quer saber mais sobre as pessoas e projetos citados? Acesse o site www.comcat.org ou venha nos fazer uma visita! Clique aqui para detalhes de como chegar na Casa, e aqui para o calendário de atividades.

No comments: