Tuesday, February 20, 2007

Videogame Comunitário

Alfred Hansen, estudante de Ciências de Computação e Desenvolvimento de Comunidades na University of Pennsylvania, EEUU e Daniele Linzer, formada em 2002, na mesma universidade, vieram ao Brasil para fazer uma pesquisa sobre a vida de jovens moradores de comunidades pobres do Rio de Janeiro. O objetivo é fazer um apanhado sobre as experiências destes jovens no contexto da favela. Pois, Alfred esta levantando estas informações para produzir um videogame (jogo) educativo, baseado na vida real desses jovens.

Em parceria com a ComCat, que tem servido como base local para sua pesquisa, Alfred e Danielle visitaram 3 comunidades. Acompanhados por Flávio Minervino, Coordenador do Projeto Escola de Dança Doce Mel, foram até a comunidades dos Prazeres – Santa Teresa. O gestor Márcio Hermínio, que desenvolve trabalho na área de Hip Hop, os levou para conhecer as comunidades de São João de Meriti e Mesquita. Finalmente, Edson Cardoso os levou à comunidade de Três Corações (Nova Iguaçu) e Tinguá, na Baixada Fluminense.

Edson Cardoso também é apresentador do programa Bate-Papo na Rádio União FM 98,7MHz. O programa vai ao ar todos os sábados e é um espaço onde a população dos bairros Ambaí, Parque Flora, Botafogo, Três Corações, Jardim Ocidental e Cobrex podem ter acesso a importantes informações com relação ao seu dia a dia e suas necessidades.

Durante as visitas com Alfred e Danielle, os jovens desenharam, em grupos, mapas mostrando seus movimentos no dia à dia dentro da comunidade com foco nas relações inter-pessoais. Em seguida eles explicaram os desenhos, narrando suas histórias e mostrando o resultado de seus trabalhos uns aos outros.

Além das atividades com jovens, também conversaram com lideranças comunitárias que estão à frente de outros projetos sobre questões e condições sociais dentro das favelas do Rio de Janeiro em geral, e seus trabalhos efetivamente.

Alfred esta levantando estas informações para produzir um videogame (jogo) educativo, baseado na vida real desses jovens. O jogo vai mostrar os desafios e o meio-ambiente destas comunidades, com a intenção de capacitar jovens do mundo inteiro para realizar metas tais como: possuir casa própria, obter uma educação, entender os custos e benefícios de varias relações e outras coisas. Vai servir também como ferramenta para pessoas que queiram aprender mais sobre comunidades pobres e as experiências pelas quais passam seus moradores. O passo seguinte é documentar e publicar todo esse material num site. Quando esse projeto for uma realidade, a ComCat informará à todos os interessados e envolvidos através de uma divulgação no seu site, além de incorporar um link para o jogo.

Nem todos os projetos visitados estão documentados no Banco de Soluções Comunitárias. Mas em breve estarão. Querendo conhecer outros projetos comunitários direcionados para jovens, visite nosso site: www.comcat.org ou venham nos fazer uma visita.

Quem se interessar em conhecer o jogo, avise-nos! casa@comcat.org

No comments: