Friday, February 15, 2008

Missão Cumprida!

A Casa do Gestor Catalisador cumpriu a sua missão e encerra um ciclo na história da Comunidades Catalisadoras (ComCat). Sentimos muita satisfação ao perceber que a nossa missão, de criar redes para o fortalecimento do trabalho comunitário e inclusão digital, foi bem sucedida e que um grande número de lideranças do Rio de Janeiro e de outros locais, tiveram na Casa a possibilidade de se articularem em rede e fortalecer seus projetos locais utilizando ferramentais digitais.

Durante os últimos 5 anos, a Casa serviu 1050 lideranças comunitárias de mais de 215 bairros da cidade do Rio de Janeiro. Além deles, recebemos jornalistas, professores e estudantes universitários, ativistas sociais, e outros com interesse no espaço. E pessoas de 23 dos estados brasileiros participaram de eventos, além de 22 nações.

Cumprimos a nossa missão histórica no processo de evolução dentro da própria cidade do Rio de Janeiro, em relação ao uso da internet como ferramenta de empoderamento do desenvolvimento social. Hoje, o acesso à internet está muito mais acessível ao gestor comunitário dentro das próprias comunidades e em muitos centros culturais perto das comunidades e isso é muito favorável.

Dado ao fato de que houve uma evolução em relação ao acesso a internet e o respectivo uso da mesma para projetos comunitários, a Comunidades Catalisadoras percebe que é o momento correto de encerrar seu trabalho na Casa do Gestor Catalisador e focar seus recursos e esforços em uma rede virtual e mundial com tudo que a tecnologia pode oferecer para empoderar projetos comunitários através de uma rede mundial ilimitada.

Com isso, em 2009 iremos inaugurar uma nova versão do site www.comcat.org onde, além de buscar projetos comunitários dos quatro cantos do mundo para servir como inspiração... gestores comunitários irão poder participar de uma espécie de “Casa virtual” – um espaço online de trocas, capacitações, oportunidades para captação de recursos, e diálogos com outros gestores e voluntários no mundo todo.

Não se esqueça de manter seu email atualizado na mala direta da ComCat para que possamos lhe informar sobre as novidades que chegarem! E, até la, continue atualizando e consultando o premiado Banco de Soluções Comunitárias da ComCat (http://www.comcat.org/).

Veja mais sobre eventos de encerramento da Casa na nossa agenda virtual.


Veja a página online de lembranças e conquistas da Casa.

Veja o arquivo de todas as fotos tiradas na Casa durante seus 5 anos de história (aqui em breve!)

No comments: