Wednesday, February 27, 2008

Tour da Casa

Imagens da Casa

Em homenagem à Casa do Gestor Catalisador ("Casa ComCat") aqui segue um tour do espaço para quem quiser relembrar e quem nunca pôde conhecer...

Sala de Oficinas Multimídia
Foi aqui que oficinas foram elaboradas por gestores comunitários e voluntários que frequentavam a Casa, para fortalecer uns aos outros. A equipe da ComCat não organizava as oficinas e capacitações e sim ajudava a membros da Rede ComCat que demonstravam interesse em repassar sua aprendizagem, à montar e gerir as oficinas. Neste espaço tivemos oficinas de: inglês, francês, rádio comunitária, divisão digital, Nós do Cinema, Oficina da Palavra (poesia e hip hop), bijuteria, móveis ecológicos, e encontros de integrantes de grupos, inclusive: justiça juvenil, os Babels, e a Caravana da Paz.

Sala de Informática
Aqui gestores comunitários se beneficiavam com o acesso à Internet e apoio técnico. A Sala de Informática foi um espaço para gestores comunitários encaminharem seus projetos, manter contatos, escrever cartas para governantes, consultar notícias e materiais educacionais, visitar o portal da ComCat e conhecer outros projetos, além de documentarem seus próprios projetos no Banco de Soluções Comunitárias.

Além disso, voluntários universitários ofereciam oficinas de informática nesta sala, para gestores de projetos com dificuldade de utilizar o computador. Desenvolvemos tecnologias especiais para esta sala. Principalmente, através de um sistema de cadastro, os líderes que frequentavam o espaço atualizavam suas informações de contato e nos informavam de que modo estavam usando o espaço, em cada visita.

Também disponibilizavamos um disco virtual onde todos os visitantes da Casa tinham um espaço pessoal e privado para guardarem seus documentos.

Salinha para Reuniões Informais
Essa salinha foi onde aconteciam reuniões informais, no dia a dia, na Casa. Aqui os gestores que estavam esperando lugar nos computadores, ou na hora do lanche, sentam e conhecem uns aos outros e começam dialogar. Aqui grupos pequenos de gestores, procurando um lugar central em relação às suas diversas comunidades, marcam reuniões para conversarem sobre temas importantes e eventos sendo organizados.

Também, há cada dois meses, na inauguração de uma nova exposição de arte, essa salinha ficava cheia de gente: gestores comunitários, artistas, estudantes, professores universitários, jornalistas, e outros; que nos visitavam para apreciar arte, ouvir a música do bloco carnavalesco Escravos da Mauá (que ensaia no Larguinho na frente) e conhecer novos amigos.


Galeria: Exposições de Arte Comunitária
A realidade local, tanto os desafios, quanto os sucessos e esperanças, frequentemente apareciam na arte e artesanato produzido por artistas e artesões comunitários. A Galeria ComCat foi um espaço para a promoção de artistas e artesões comunitários engajados nos movimentos sociais da cidade. Cada exposição durava dois meses, com uma festa de lançamento inaugurando o evento. Visitantes da Casa encontravam a Galeria no hall de entrada, e na Sala de Oficinas Multimídia da Casa ComCat.

No comments: