Thursday, November 01, 2007

8 Anos de República do Samba!


Está em cartaz na Casa ComCat, inaugurada dia 19 de outubro, a exposição comemorativa dos 8 anos de existência do projeto República do Samba, do qual o jornalista Mauro Viana é coordenador.

Estiveram presentes diversas pessoas e entre elas se destacaram os cantores Márcia Moura, Tonho de Rocha Miranda e Graça Rangel que vieram prestigiar o jornalista e encheram a Casa com suas vozes, acompanhados por Crispim Assis Pinheiro, do projeto Argilano que fez a marcação num providencial balde plástico, na falta de um instrumento mais adequado.

Foi uma noite alegre e agitada onde se pôde ouvir samba de raiz da melhor qualidade. Teve a participação de Marilúcia, projeto Sal do Samba, se lançando como cantora amadora, no que se saiu muito bem.

O "República do Samba" nasceu do programa AWO-DUDU (Pele Negra,TVE-1998), que era uma revista eletrônica, com abordagem da cultura negra em seus diversos aspectos. Esse programa teve estréia no dia 20 de novembro de 1998, dia Nacional da Consciência Negra.

O projeto acontece uma vez por mês no Museu da Pública, no Catete, e é composto de exibição de video, talk-show e muito samba!

A entrada é gratuita.

A inauguração da exposição foi apoiada por:
Casa ComCat
Museu da República
Fundação Cultural Palmares – RJ
Restaurante Vegetariano Beterraba
Casa Cruz – Papelaria, Livraria e Informática.
ABI- Associação Brasileira de Imprensa

Para mais informações sobre o projeto República do Samba e/ou exposição, acesse o site http://www.comcat.org/ projeto nº 84. Contato: 21-8648-4736 Mauro Viana.

Thursday, October 25, 2007

Tardes Poéticas na Casa ComCat

Está acontecendo na Casa ComCat, “Poesias, Contos e Encontros". A idéia desse evento periódico surgiu durante uma das reuniões, “Espaço Aberto,” que acontece mensalmente na Casa. A idéia foi inserir a Casa ComCat no Corredor Cultural da Zona Portuária, através de atividades culturais. Dentre muitas sugestões que surgiram na época, esta se transformou em realidade. À principio, os participantes seriam escritores de comunidades, mas com o tempo, o leque se abriu e hoje qualquer pessoa que tenha relação com a literatura é bemvinda.

Já aconteceram quatro encontros. O primeiro no dia 23 de agosto, o segundo e terceiro, nos dias 06 e 27 de setembro e o último aconteceu no dia 18 de outubro.

Objetivos desses encontros:
Agregar e reunir poetas, contistas e cronistas para que compartam seus escritos entre si, através da leitura dos seus e apreciação do trabalho. O grupo também tem a intenção futura de levar esse trabalho para a rua e quem sabe, um dia, publicar uma coletânea. O rumo que realmente vai tomar, depende de todos e de cada um.

Talento é o que não falta.

A organização dos encontros está à cargo de Waldir Candido, ator/diretor de teatro, com a participação de todos.

Junte – se a nós! Venha nos conhecer, participem!

Data do próximo Encontro: 08 de novembro de 2007, 15:00, na Casa ComCat (veja como chegar).

Monday, October 08, 2007

Equipe ComCat Reorganiza


Em face às necessidades e procurando desenvolver um trabalho de acordo com a nossa missão e objetivos, desde junho 2007 as funções dos membros da equipe ComCat receberam algumas alterações para melhor definir as atividades desenvolvidas por seus integrantes.

Equipe "Novas Campanhas Sem Fronteiras"

Participantes:
Rosa Zambrano - Diretora de Novas Campanhas
Edilson Pinheiro - Tech Guru
Martha Mazzei - Design Guru

Principais Tarefas:
Aumentar o número e diversidade de projetos se beneficiando do site, de início na América Latina. Alimentar o Banco de Soluções Comunitárias do site e criar novas ferramentas.

Possíveis Ferramentas:
• Campanhas para novos projetos
• Novas ferramentas interativas no site
• Estatísticas do site
• Enquetes
• E-boletim comunicando novos projetos+
• Mala direta para jornalistas comunicando novos projetos
• Banco de Necessidades com o SESC
• Flickr, YouTube, Google Maps+


Equipe "Expandindo a Rede Local"

Participantes:
Roseli Franco - Diretora de Redes
Marilia Ferreira - Catalisadora de Redes
Neuza Nascimento - Catalisadora de Redes

Principais Tarefas:
Criar, em conjunto, estratégias para fortalecer as redes de cooperação entre gestores comunitários e administrar a Casa ComCat no Rio de Janeiro.
Possíveis Ferramentas:

• Novas oficinas, palestras, cinemateca, exposições, debates, reuniões
• Divulgação de eventos p/ mala direta
• Blog, agenda, e-boletim
• Material impresso
• Novo cadastro na Casa
• Enquete sobre demandas, o que precisam em termos de oficinas, etc.


Administração Geral

Participantes:
Theresa Williamson - Diretora Executiva
Rosa Zambrano - Diretora de Novas Campanhas
Roseli Franco - Diretora de Redes

Principais tarefas:
Dirigir as duas Redes como um todo e em conjunto.

Para maiores informações entre em contato por email: admin@comcat.org.
Visite nosso site http://www.comcat.org/.

Monday, August 13, 2007

UBUZIMA: gênero e raça

Exposição do Grupo Ubuzima

Galeria ComCat Apresenta: Ubuzima - Corpo e Alma, Coletivo de Tranças

Durante agosto e setembro de 2007, está acontecendo na Casa ComCat a exposição fotográfica do grupo Ubuzima, um grupo que agrega, compartilha e cria oportunidades, associando-se à pessoas e grupos que tenham comprometimento com a arte, o trabalho e a negritude. Ubuzima, que em língua africana significa “União do corpo com a alma” é um Coletivo de Arte e Tranças Afros, formado por seis jovens negras vindas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e agora moradoras do Rio de Janeiro.

A exposição "Ubuzima – Corpo e Alma" apresenta parte do trabalho do grupo através de fotos de Marcelus Pequeno. A inauguração aconteceu no dia 10 de agosto e foi muito animada, tendo a presença de um grupo de jovens vindos do Canadá que estão realizando um intercâmbio cultural e social com o Ubuzima. Veja só os dois vídeos da festa inaugurando a exposição:

VÍDEO 1 (Google Video)

VÍDEO 2 (YouTube)

A festa de inauguração foi uma noite agitada e movimentada por Hip-Hop, samba, pagode e muita animação! Mas não é só isso! Durante a exposição, acontecerão outras atividades: Oficina de Tranças, de Amarrados, exibição de filme e desfile.

Quer ficar por dentro, participar? Acesse a Agenda da Casa ComCat e saiba mais!

Mais detalhes sobre esse projeto? Acesse o Banco de Soluções Comunitárias da ComCat, projeto nº 214, clicando aqui.

Thursday, June 21, 2007

Open Space na ComCat

Desde abril vem sendo experimentada na Casa ComCat a dinâmica Open Space. Isso mesmo! Espaço Aberto! É um momento que acontece mensalmente, onde gestores comunitários se reunem com a equipe da ComCat e outros gestores comunitários para construir, pensar, dar idéias, sugestões, trocar e o que mais puder ser feito para fortalecer os projetos e movimentos comunitários.

A dinâmica é divertida, inovadora e claro, ABERTA!

Cada um dos presentes sugere um tema para ser discutido. E, se os outros acharem o tema interessante, se integra com outras pessoas que pensam o mesmo e assim é formado um grupo de discussão bem interessante, onde sugestões e soluções são apresentadas para os problemas apresentados.

*****************
A 1ª Open Space aconteceu no dia 18 de abril e os temas trazidos e discutidos foram:
· Violência Contra o Idoso;
· Violência em geral;
· Novas Atividades na Casa do Gestor;
· Imposição de limites para as Crianças;
· Como Envolver as Famílias nas Atividades Propostas pelos Projetos Comunitários;
· Como Organizar Nosso Espaço – projeto desenvolvido na comunidade “Minha Deusa”.

Por ser uma experiência nova onde todos estavam tendo contato com a dinâmica pela primeira vez, as discussões ficaram num plano mais geral, com exceção do grupo de discussão do último tema, que sugeriu a busca de apoio e parceiros para transformar uma das atividades do projeto, a fabricação de balas de côco, numa fonte de renda para tornar o projeto auto sustentável.
*****************

A 2ª Open Space aconteceu no dia 16 de maio. Os temas colocados e discutidos foram:
· Descaso com o Ensino Público;
· Conselho Tutelar, funciona? Qual seria a outra alternativa?;
· Maioridade aos 16 anos;
· Como fazer da ComCat um Pólo Cultural para os Gestores Comunitários;
· Maioridade aos 16 anos.

Abaixo as colocações, sugestões, opiniões e soluções geradas pelos grupos de discussão:
Maioridade aos 16 Anos

“Já que nada se poderá fazer, se a Lei da maioridade aos 16 anos for aprovada, uma saída para proteger as crianças e adolescentes, seria fazer pressão para que a sociedade em geral propicie uma melhor qualidade de vida para as mesmas. Assim eles se sentirão protegidos e amparados e não correrão o risco de entrarem em conflito com a lei. Talvez assim, por não ter necessidade de ser aplicada, a lei, se vier a ser aprovada, caia em desuso”.
Descaso com o Ensino Público

“Um trabalho de formiguinha. Conscientização dos responsáveis. Enquanto a consciência dos pais ou responsáveis não for despertada, eles continuarão a se sentir satisfeitos por conseguirem colocar seus filhos na melhor escola do bairro e assim dar por solucionado o problema. O problema estará cada vez maior. A questão não é só com a escola pública, acontece também com a particular e todas as demandas de ensino até o superior. Cada responsável tem que se conscientizar e não aceitar que seu filho mude de série baseado em notas dadas através de trabalhos extras e sair da escola sem aprender as matérias a que tem direito”.

“A escola foi colocada numa competição. Ela tem que competir com mundo em vários segmentos tais como, um possível emprego, o tráfico, a televisão, o computador, e os professores muitas vezes não estão qualificados para fazer frente à essa competição em nome da escola. E isso, em algum momento vai ter que ser visto. O ideal seria que um dia essa situação mudasse. A escola perde nessa competição porque ela é vista pelo aluno como uma coisa chata e sem atrativo. Uma obrigação à ser cumprida. O Brasil pode escolher ver essa situação daqui a um, dez ou cinqüenta anos, mas em algum momento ele vai ter que tomar uma atitude senão o problema vai continuar e cada vez maior."

"A exemplo do México, que está instalando em todas as escolas um telão digital e mudando todo o sistema em torno dessa digitalização do Ensino. Os professores não vão ser excluídos nesse novo sistema. estarão presentes em sala de aula, dando aulas e interagindo com os alunos mas num contexto muito mais interativo, participativo e digitalizado. Com acesso á documentários, conteúdo animado baseado no material didático usado normalmente. Acredita-se que todas essas mudanças vão atrair muito mais as crianças e jovens porque ficará mais divertido aprender”.

“A escola está retrógrada á partir do momento que hoje, na maioria das pessoas têm em casa, computador, internet, televisão, CD e outras novidades tecnológicas. A escola só tem o quadro e o giz e geralmente, banquinhos de madeira”.

“No Brasil o maior problema é a desqualificação do professor."

"Em Cuba, a partir do momento que o Presidente Fidel Castro liberou as pessoas para fazerem o que quisessem, os professores começaram a deixar a sala de aula para trabalharem na área de turismo porque o fato de falarem outros idiomas possibilitava uma renda bem maior. A conseqüência é que a maioria das escolas tinham televisões dando aulas, a exemplo do Brasil com o antigo Tele Curso 1º e 2º Grau”.

Conselho Tutelar, funciona? Qual seria a outra Alternativa?

“Oficinas. Oficinas interativas com os pais, mães e responsáveis. Oficinas que façam com que se sintam, antes de tudo, pessoas. Hoje o Conselho Tutelar se transformou num instrumento de castigo para os responsáveis pelas crianças e adolescentes, ao invés de ser uma arma para defender os pequenos. Que durante estas atividades, os responsáveis sejam informados dos seus direitos e deveres. Não só em relação ao Conselho Tutelar. Mas sim em qualquer contexto. Que recebam ferramentas, recursos e informação para que ajam e reajam com dignidade”.

Como fazer da ComCat um Pólo Cultural para os Gestores Comunitários?

"Implementação de uma Cinemateca com exibição de filmes vários de acordo coma a demanda, usando o data show que a Casa ComCat dispõe, criação de uma Seção de Poesia onde os protagonistas seriam poetas moradores de comunidades. O que seria uma ótima oportunidade de divulgarem seus trabalhos."

"A Zona Portuária, na Praça Mauá, está se transformando num Corredor Cultural e a ComCat está dentro dessa Zona. O site poderia criar um link interagindo com esse Corredor, através desse mesmo link, formar uma rede dentro do site da Comcat para esse Corredor Cultural”.

E para essa ação já temos novidades!

*****************
A 3ª Open Space aconteceu no dia 20 de junho. Definimos melhor um novo evento cultural para acontecer na ComCat...

"Poemas, Contos e Encontros"

Em breve você terá aqui na ComCat tardes movimentadas por versos e poesias.

Acontecerá, à princípio, uma vez por mês. Poetas moradores de comunidades serão convidados para vir até a ComCat ler, declamar seus versos e poesias para outros poetas e pessoas que gostem desse estilo de literatura. Essa atividade contará com a organização do Diretor e ator de teatro Waldir Cândido. Para tanto, ele terá o suporte da Casa e dos gestores em geral.

Em breve você estará recebendo um convite para esse evento.

Não é só, tem mais, Aguardem!!!

E então o que achou? Gostou?
Não fique só na leitura, compareça à próxima Open Space! Participe!

Open Space na ComCat acontece todo mês, na terça quarta-feira do mês, às 14h. Consulte a Agenda da Casa ComCat!

Thursday, May 03, 2007

Apresentamos: Conselho de Gestores da ComCat

Ficamos muito contentes por poder anunciar a criação, no dia 2 de março de 2007, do novo Conselho de Gestores da ComCat! Esse Conselho foi criado por sugestão da Diretoria da ComCat, com o objetivo de dar aos gestores integrantes da Casa ComCat, a oportunidade de tomar decisões e colocar novas idéias para melhorar e dinamizar a atuação da ComCat frente aos projetos comunitários do Rio de Janeiro para trazer cada vez mais gestores ativos e engajados para a Casa e o site da ComCat.

O Conselho é formado por gestores ativos em seus projetos e que têm se mostrado preocupados com a atuação da Casa ComCat e sua eficácia. E, em várias oportunidades sugeriram propostas para melhorar essa atuação.

Foram convidados para esse Conselho 10 gestores de diferentes sexos, idade, área geográfica e de atuação:
  1. Celso Vergne - trabalho em rede com a ONG Alfazendo, Estimativa e Núcleo TERREVIDA;
  2. Cristina Quadro - Projeto Feito Por Nós;
  3. Deley da Cunha ("Deley de Acari") - Projeto Quinto Elemento;
  4. Jana Guinod - ONG Estimativa;
  5. Leidimar Machado - Projeto Adolescente Um Passo à Frente , ONG Caixa de Surpresa;
  6. Leilah de Souza Neto - Projeto Colcha de Retalhos do grupo Mulheres de Pedra;
  7. Márcio Hermínio ("Graffitti") - Projeto Cinema Com Batuque;
  8. Monica Xavier ("Combattente");
  9. Pedro Paulo Portela - Projeto Telheiro Cultural;
  10. Reinaldo Santana - Projeto Entrou Por Uma Porta.

Ações Realizadas:

O Conselho de Gestores reuni-se toda primeira quarta-feira de cada mês.

Nas duas reuniões seguintes, abril/maio, decisões foram tomadas e ações realizadas pelo Conselho. Foram elas:

(1) O Conselho de Gestores desenvolveu um enquete que será enviado, no início de junho, para a mala direta de gestores da Casa ComCat, com o intuito de entendermos o que historicamente traz gestores ativos até a Casa, e o motivo do afastamento de alguns gestores, e a permanência de outros.

(2) O Conselho de Gestores tomou a decisão que a Casa deve voltar a oferecer acesso à computadores por tempo indeterminado, abandonando a regra de uso limite de 3 horas. Pois, chegaram a conclusão que fica inviável o gestor sair de sua comunidade para vir até a Casa e ter tão pouco tempo nas máquinas. Em conjunto com a liberação do tempo, será realizada uma campanha: "Conexão Livre: Ceda Sua Vez".

O próximo fóco será a análise dos resultados do enquete, e o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para trazer cada vez mais gestores ativos à Casa. E já houve colocações sobre dinâmicas para novos debates e reuniões na Casa.


Normas do Conselho:

O mandato dos conselheiros é de 2 anos, com a possibilidade de uma votação para renovação por mais dois. O critério para o conselheiro permanecer atuando dentro do Conselho é sua participação dentro do mesmo e sua presença em pelo menos 8 das 12 reuniões anuais.

O Conselho de Gestores, por enquanto, não tem caráter jurídico. Essa decisão será tomada futuramente pela Diretoria, dependendo dos resultados atingidos. Mas ele terá autonomia para levantar, discutir, e tomar decisões durante as reuniões específicas. Suas decisões serão respeitadas pela Equipe da ComCat. Havendo divergências de opiniões, a questão/s em pauta será levada à Diretoria.

A Equipe da ComCat participa de todas as reuniões, mas com o passar do tempo esta participação será cada vez menor e a presença será principalmente para dar apoio ao Conselho no que for necessário e acompanhar o processo e seus resultados.

Friday, March 09, 2007

As Belas Colchas das Mulheres de Pedra

Galeria ComCat Apresenta: Mulheres de Pedra – Colchas de Retalhos, Artesanato e Reciclagem

Esta exposição está sendo realizada pelo projeto Colcha de Retalhos e estará acontecendo até o final de março na Galeria ComCat, espaço para exposições de arte e artesanato comunitário na Casa ComCat, no Rio de Janeiro.

A idéia desse projeto nasceu durante uma visita realizada por um grupo de mulheres ao Atelier da artista plástica Dora Romana em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Hoje o grupo é formado por 18 mulheres, a maioria moradora de Pedra de Guaratiba, daí o nome Mulheres de Pedra. Elas atuam em diversas áreas: artesanato, artistas plásticas, pedagogia, do lar, bordados, tapeceiras. Elas se organizaram para produzir artesanato usando vários tipos de material reciclável tais como: retalhos, jornais, linhas, lãs, penas, conchas e outros. Produzem lindas colchas temáticas, onde cada uma confecciona um dos 18 "retalhos" da colcha.

Do primeiro grupo faziam parte: Norma D´Ávila, Cleide Bandeira de Mello, Maria Luiza Guedes, Lívia Vidal e Leilah de Souza Netto. Durante essa visita surgiu a idéia de realizarem uma exposição com Mulheres e Massas. Hoje, Leilah de Souza Netto é Coordenadora do Espaço Cultural Atelier Massas com Arte.

Assim aconteceu o Colcha de Retalhos - Mulheres de Pedra. O próximo passo foi confeccionar duas colchas. Uma em homenagem a artista plástica Dora Romana (falecida) e outra a Cleide Bandeira de Mello. Além dessas colchas foram confeccionadas mais seis colchas temáticas (Primavera, São Pedro, Afro-brasileira, Águas, Brincadeiras de Criança é coisa séria e Mulher).

Venha visitar a exposição! Ela é composta de bijuterias, colchas de retalhos, painéis temáticos, descansos para pratos, bolsas de tecido, jornal reciclado, quadrinhos de panos, cordões de concha, crochê e muito mais! E mais, estão à venda! Quem sabe não é aquele presente original que estava procurando para dar à alguém querido? E, se ainda não conhece a Casa, essa é uma ótima oportunidade.

Quer saber mais sobre o Projeto Mulheres de Pedra? Clique aqui para ver este lindo projeto no Banco de Soluções Comunitárias da ComCat.

Friday, February 23, 2007

Casa ComCat Comemora 4 Anos

No dia 15 de fevereiro a ComCat completou mais uma primavera, 4 anos de funcionamento da Casa do Gestor Catalisador ("Casa ComCat"), marcando presença na vida de gestores e lideranças comunitárias do Rio de Janeiro, Brasil e de fora do país!

Indicadores

É isso mesmo! A ComCat tem 21 projetos de outros países publicados no Banco de Soluções Comunitárias. É conhecida e reconhecida pelo mundo afora através de acessos ao site e visitas à Casa ComCat.

Até novembro de 2006 foram 24.138 acessos mensais no site, e mais de 1208 pessoas visitaram a Casa, entre elas, 959 foram gestores comunitários. Tem um total de 131 projetos publicados em seu Banco de Soluções Comunitárias.

Quer informações mais detalhadas? Acesse o endereço:
http://www.comcat.org/portugues/indicadores.asp

Em maio de 2005, recebeu “Menção Honrosa” na categoria “Comunidades Digitais” da Organização austríaca, Prix Ars Eletrônica e, em setembro de 2006 foi vencedora do “Prêmio de Tecnologia” (Tech Awards), na categoria “Igualdade”.

Bem, agora vamos falar da festa...

Aconteceu no mesmo dia da saída do bloco Escravos da Mauá, este sai do Largo São Francisco da Prainha, inaugurando o carnaval carioca.

Tivemos muitos comes e bebes, sempre com a colaboração de alguns gestores que estavam em condições de contribuir com guloseimas. Quem não ajudar dessaforma, trouxe sua presença animada. Teve Oficina de Máscaras onde cada qual ficou livre para fazer a sua do jeito que lhe aprouvesse.

Quem veio?

Vieram o americano Alfred Hanssen, estudante da University of Pennsylvania, grande e animado; Wesley Denilio, do projeto Quinto Elemento; o simpático árabe, Zein Elamine, ativista social de Washington, EUA, que filmou toda a festa e cenas da evolução do bloco Escravos da Mauá; David Harris, fundador do GlobalLives; Pedro Paulo, do Telheiro Cultural, esse chegou cedo para usar os computadores e mais tarde curtir a festa; Mauricio Hora, do FAVELARTE, há quanto tempo!

Reinaldo Santana, do Grupo de Teatro Popular e Associativo “Entrou Por Uma Porta”, sempre sorridente, trouxe sua namorada Andréia; Edson Cardoso, que já coordenou a AMATRECO e hoje, entre outras coisas, apresenta o programa Bate Papo, aos sábados, na Rádio União FM 98,7 MHz no bairro Três Corações, em Nova Iguaçu; Mauro Vianna, do República do Samba, documentando tudo com uma filmadora possante; Jana Guimond, da ONG Estimativa, com seu sorriso largo; Gisa, que veio acompanhada de suas bijuterias em madeira esculpidas, verdadeiras jóias rústicas; Ana Cristina, uma simpatizante da ComCat, moradora do Leme, esta veio acompanhada de bombas de chocolate (hummm) e salgadinhos.

O Mulher em Ação se fez representar, através da Marilia Ferreira do Térrevida, por uma torta de chocolate de-li-ci-o-sa; Andrej Vescov, italiano, que está no Brasil para conhecer e ser voluntário em projetos direcionados para crianças e jovens; o Mauro “Rasta” Santos do ArquiPedra, sempre alegre e brincalhão; Damião Braga do Quilombo Pedra do Sal/ArquiPedra, que estreou uma boina de crochê nova que por sua vez foi confeccionada trazida pela Yeponda, participante do “Mulheres de Pedra”, que trabalha com artesanato como cordões de crochê e outras coisas maravilhosas e seu marido, o escultor Crispim, do projeto Argilano e que já expôs seu trabalho na Casa.

A Leilah, do Mulheres de Pedra está expondo “Colcha de Retalhos” na Casa até o final de março; Bezerra, da Asa Branca, que já chegou dizendo que ia embora mas deu tempo para fazer sua máscara antes de sair; Wallace Hermann, da Agência Radiofônica Ponto Com Saúde; o Sérgio Murilo do Betânia Pró Reciclagem, com seu sorriso aberto; Marcos Alvito, professor de História da UFF – Universidade Federal Fluminense e marido da Theresa, Diretora Executiva; Seu Waldir, o eterno galanteador, que está tentando obter recursos para seu projeto “ Teatro Livre”; as estudantes adolescentes americanas do Grupo IHP, International Honors Program.

Também teve gente que estava curtindo o “Escravos da Mauá” e deu uma chegadinha até à Casa atraídos pelo burburinho de gente alegre na sacada da varanda, local que o Edson Cardoso nomeou de “Camarote Vip do Escravos da Mauá”... Bem, veio muita gente. Mais de setenta.

Mas, infelizmente não dá para lembrar e colocar o nome de todos. Quem não foi citado por favor, reclame, grite, e terá seu nome imediatamente citado nessa matéria.

Mas, não se pode esquecer de quem organizou e ajudou a realizar essa festa! A Equipe ComCat! Theresa Williamson, a Diretora Executiva; Rose Franco; Editora do Portal em Português; Marilia Ferreira que divide a Coordenação da Casa ComCat com Neuza Nascimento, que por sua vez, é Editora desse Blogger que agora você lê, espero que esteja gostando; Rosa Zambrano, Editora do Portal em Espanhol, Martha Mazzei, a Webmaster do Portal; Edilson Pinheiro, médico do Telecentro e Analista de Sistemas. Se alguma máquina apresenta problema, é só chamar por ele que tudo volta a funcionar perfeitamente. E por fim, a caçula da Equipe, a bochechuda, que está sempre presente às Reuniões. Um bebê que costuma ser chamado de criança amada. É a Kay. Filha da Theresa.

A ComCat agradece a presença de todos que por cá estiveram nem que tenha sido por pouco tempo.

Pessoalmente, agradeço ao pequeno mutirão de limpeza formado no final da festa. Pequeno, mas poderoso e eficiente.

Venha fazer parte dessa Rede de Gestores que esta sempre na luta, sempre no sofrimento, mas sempre com um sorriso acolhedor para o companheiro que chega precisando de idéias, opiniões e soluções. Esteja presente na próxima festa!

Quer saber mais sobre as pessoas e projetos citados? Acesse o site www.comcat.org ou venha nos fazer uma visita! Clique aqui para detalhes de como chegar na Casa, e aqui para o calendário de atividades.

Tuesday, February 20, 2007

Videogame Comunitário

Alfred Hansen, estudante de Ciências de Computação e Desenvolvimento de Comunidades na University of Pennsylvania, EEUU e Daniele Linzer, formada em 2002, na mesma universidade, vieram ao Brasil para fazer uma pesquisa sobre a vida de jovens moradores de comunidades pobres do Rio de Janeiro. O objetivo é fazer um apanhado sobre as experiências destes jovens no contexto da favela. Pois, Alfred esta levantando estas informações para produzir um videogame (jogo) educativo, baseado na vida real desses jovens.

Em parceria com a ComCat, que tem servido como base local para sua pesquisa, Alfred e Danielle visitaram 3 comunidades. Acompanhados por Flávio Minervino, Coordenador do Projeto Escola de Dança Doce Mel, foram até a comunidades dos Prazeres – Santa Teresa. O gestor Márcio Hermínio, que desenvolve trabalho na área de Hip Hop, os levou para conhecer as comunidades de São João de Meriti e Mesquita. Finalmente, Edson Cardoso os levou à comunidade de Três Corações (Nova Iguaçu) e Tinguá, na Baixada Fluminense.

Edson Cardoso também é apresentador do programa Bate-Papo na Rádio União FM 98,7MHz. O programa vai ao ar todos os sábados e é um espaço onde a população dos bairros Ambaí, Parque Flora, Botafogo, Três Corações, Jardim Ocidental e Cobrex podem ter acesso a importantes informações com relação ao seu dia a dia e suas necessidades.

Durante as visitas com Alfred e Danielle, os jovens desenharam, em grupos, mapas mostrando seus movimentos no dia à dia dentro da comunidade com foco nas relações inter-pessoais. Em seguida eles explicaram os desenhos, narrando suas histórias e mostrando o resultado de seus trabalhos uns aos outros.

Além das atividades com jovens, também conversaram com lideranças comunitárias que estão à frente de outros projetos sobre questões e condições sociais dentro das favelas do Rio de Janeiro em geral, e seus trabalhos efetivamente.

Alfred esta levantando estas informações para produzir um videogame (jogo) educativo, baseado na vida real desses jovens. O jogo vai mostrar os desafios e o meio-ambiente destas comunidades, com a intenção de capacitar jovens do mundo inteiro para realizar metas tais como: possuir casa própria, obter uma educação, entender os custos e benefícios de varias relações e outras coisas. Vai servir também como ferramenta para pessoas que queiram aprender mais sobre comunidades pobres e as experiências pelas quais passam seus moradores. O passo seguinte é documentar e publicar todo esse material num site. Quando esse projeto for uma realidade, a ComCat informará à todos os interessados e envolvidos através de uma divulgação no seu site, além de incorporar um link para o jogo.

Nem todos os projetos visitados estão documentados no Banco de Soluções Comunitárias. Mas em breve estarão. Querendo conhecer outros projetos comunitários direcionados para jovens, visite nosso site: www.comcat.org ou venham nos fazer uma visita.

Quem se interessar em conhecer o jogo, avise-nos! casa@comcat.org

Thursday, February 01, 2007

ComCat Vai Até Você: Anchieta

Ontem, dia 31 de janeiro, a ComCat esteve em Anchieta visitando o projeto do Grupo Graça Social, coordenado por Maria das Graças Oliveira. Em breve, vários projetos inovadores realizados pelo grupo estarão publicados no Banco de Soluções Comunitárias da ComCat.

O projeto desenvolve várias atividades atendendo à famílias das comunidades Anchieta e Cabral. Sendo elas: entrega de cestas básicas, oficinas de Reciclagem com PET, artesanato e encaminhamento de pessoas com problemas de saúde ao Posto Médico local.

Uma das atividades atuais é o Curso de Guia Cívico, que está preparando jovens para trabalhar durante os jogos Pan Americanos de 2007, que acontecerá no Rio de Janeiro. Esse projeto está acontecendo com a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública e é realizado num espaço cedido pela Igreja Assembléia de Deus. O orientador é o professor de Turismo, Carlos Filho.

Se você for um gestor comunitário e quiser ver seu projeto inserido no Banco de Soluções Comunitárias mas não pode vir até à Casa, a Casa ComCat vai até você. Entre em contato pelo telefone 21-2213-2798 ou envie seu email para blog@comcat.org.